Abrir uma franquia é visto por muitos como uma tarefa complicada que exige diversos passos. Este post é dedicado a quem esta iniciando no ramo e esta disposto a iniciar uma franquia mas não tem ideia de como fazer.

 

 

Como abrir uma Franquia

Passo 1: Entrevistas

O primeiro passo na hora de abrir uma franquia é avaliação. De modo geral este processo começa com uma ficha a ser preenchida na internet, em seguida o candidado a franquia é submetido a entrevistas para definir o perfil dos candidatos., isso inclui sua capacidade gerencial, suas condições financeiras, e até mesmo o seu grau de motivação. Quanto mais testes e perguntas a franqueadora submeter o candidato melhor, isso mostra que ela é criteriosa. Este processo demora cerca de 3 meses neste meio tempo é interessante se informar melhor sobre a marca e o grau de satisfação dos que já possuem uma franquia da marca.

Passo 2: Circular de Oferta de Franquia

Os candidatos aprovados na seleção recebem a COF (Circular de Oferta de Franquia), neste documento estão todas as informações relevantes sobre a empresa e também uma minuta do contrato onde esta definido a licença de uso da marca, os tipos de apoio que ela presta aos seus franqueados, como será feito a transferência de conhecimentos, entrega de produtos, informações de rescisão, etc. Aproveite esse encontro para se informar melhor sobre os treinamentos, se há flexibilidade para contratar outros fornecedores, por quanto tempo vale o contrato entre outras coisas.

Passo 3: Pesquisas

Você terá alguns dias para analisar a COF, junto com esse documento será entregue os contatos de outros franqueados, aproveite para entrevistar o maior numero deles para saber com detalhes como é o dia a dia da operação da franquia e para saber como é o relacionamento da marca com os franqueados.

Passo 4: Fechando contrato

Depois de avaliar o contrato e conhecer as responsabilidades de cada parte, faça uma reunião com o franqueador para negociar. Negociações de franquias em geral possuem clausulas padrões e há pouca margem para mudanças, mas é possível acertar alguns detalhes como descontos nas taxas de royalts caso você esteja entre os primeiros franqueados de uma rede. Após assinar o contrato você deverá pagar a taxa de franquia.

Passo 5: O Ponto

Existem redes que auxiliam os franqueados a encontrar o ponto ideal, e também existem redes que apenas aprovam ou não o local escolhido por você. Um ponto importante neste passo é certificar-se de que a prefeitura permite exercer aquela atividade no local, para obter o alvará de funcionamento. Se for necessário reformar o ponto negocie descontos em troca das melhorias. Se o ponto for em um shopping verifique i valor das luvas a serem pagas no início da locação.

Passo 6: Abertura de empresa

Após a assinatura do contrato é necessário abrir uma empresa. Regularize isso antes da inauguração para não descumprir as obrigações tributárias e trabalhistas. Providencie também o alvará de funcionamento.

Passo 7:  Treinamento

Antes de começar você e sua equipe devem ser treinados para saber como se organizar de acordo com os padrões da rede, você deve aproveitar este momento para tirar todas as suas dúvidas e simular situações que podem ocorrer.

Passo 8:  Inauguração

Pronto! Chegou o momento da inauguração da sua franquia, nesta etapa você tem duas escolhas que devem ser analisadas, se vale a pena abrir com força total ou é melhor fazer o que se chama de soft opening onde o serviço é divulgado aos poucos para que você consiga adequar e corrigir erros enquanto o numero de clientes vai aumentando. Sempre que acha necessário tire suas dúvidas com o franqueador ou com outros franqueados.

 

Outros artigos que você também pode gostar:

Franquia Subway

Franquia Candice Cigar Co.

Como funcionam as Franquias Home based

Franquia Tutores – Melhor Microfranquia 2013

10 Microfranquias para investir com até R$10 mil

Passo a passo de como abrir uma Franquia
4.4 (88%) 5 votos

Conheça outras franquias: