Acompanhando o ritmo do crescimento do mercado da internet nos últimos anos, as franquias virtuais despontam como uma nova tendência de franchising .

Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), confirmam que no Brasil já existem 12 franquias cadastradas e operando sem lojas físicas, as quais oferecem diversos tipos de serviços  como serviços de consultoria variados, ofertas de empregos, venda de soluções de Marketing Digital, desenvolvimento de sites, venda de produtos, entre outros serviços.

As franquias virtuais, não fogem das regras tradicionais de franquias e dever estar de acordo com a lei de Franchising (8.955/94), entretanto a principal diferença dessa forma de franchising é o investimento inicial reduzido, pois não se faz necessário alugar um estabelecimento físico para atuar.

Esta é apenas uma vantagem das franquias virtuais, outras vantagens que podemos identificar é a possibilidade de retorno rápido e o fato de você atuar em um mercado que fatura bilhões de reais todos os anos. Deste modo a franquia virtual vem se tornando tentador para os olhos dos novos empreendedores e da nova geração que esta muito voltada para internet.

Porém nem tudo são flores, neste mercado é um pouco mais difícil identificar a real integridade de disponibilidade de uma franqueadora, para escolher uma boa empresa é necessário que o interessado pesquise muito sobre a empresa e questione o tipo de suporte que a empresa oferece aos seus franqueados.

O franqueado precisa saber como se dará a transferência de conhecimento para não deixa-lo trabalhando “no escuro”. Afinal na maioria dos casos não existe uma sede física e ficará a critério da franqueadora como ela realizará os treinamentos. Em casos onde não existem lojas físicas, a franqueadora precisa organizar uma forma para que o franqueado comece a trabalhar com o mínimo de conhecimento das ferramentas e das estratégias e padrões da empresa.



Perfil do Franqueado Virtual

Agora sim chegamos ao assunto que a meu ver é o mais importante, afinal estamos falando de uma forma de trabalho que será baseada na atuação a partir da casa do franqueado. O perfil de uma pessoa que deseje trabalhar com uma franquia virtual exige alguns conhecimentos básicos, além de dedicação, tempo e gostar de internet o interessado precisa ter afinidade com ferramentas de marketing online para ajudar na divulgação de seu novo empreendimento, esta é a principal qualidade que os interessados devem ter. As qualificações ainda incluem o perfil de um empreendedor arrojado, que não tenha medo de enfrentar novos desafios e esteja capacitado para trabalhar em um segmento dinâmico, que se renova e inova a todo o momento.

Por estes motivos que a maioria dos interessados em se abrir uma franquia virtual são jovens universitários já acostumados com as novas tecnologias.

Abaixo você pode conhecer algumas empresas de franquias virtuais:

Guia-se Negócios pela Internet

  • Tipo de negócio: Marketing digital
  • Data de fundação da empresa: 1997
  • Investimento inicial: Capital de giro + taxa de franquia
  • Taxa de franquia: Unidades Hot Sites: R$ 16.900 / Unidades Developers: R$ 21.900
  • Royalties: R$ 660 mensais
  • Capital de giro: R$ 3.000
  • Taxa de publicidade: R$ 200 mensais
  • Faturamento médio mensal: De R$ 5.000 a R$ 15.000
  • Prazo médio de retorno do investimento: De 6 a 18 meses – dependendo do tipo de franquia adquirida após a inauguração (prazo de carência de inauguração contratual de 60 dias)
  • Site: www.guiase.com.br

 

RH Franquia Online

  • Tipo de negócio: Franquia de recursos humanos
  • Data de fundação da empresa: 2007
  • Investimento inicial: R$ 8.000
  • Taxa de franquia: R$ 8.000
  • Royalties: 10% do faturamento líquido (mensais)
  • Capital de giro: R$ 7.000
  • Taxa de publicidade: Isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 20.000
  • Prazo médio de retorno do investimento: 3 meses
  • Site: www.rhf.com.br

 

Elefante Verde

  • Tipo de negócio: Portal de ofertas e avaliações de produtos baseado em social commerce
  • Data de fundação da empresa: 2010
  • Investimento inicial: R$ 20.000
  • Taxa de franquia: de R$ 10.000 a R$ 25.000
  • Royalties: 7% do faturamento bruto
  • Capital de giro: R$ 5.000
  • Taxa de publicidade: 3% do faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal: R$ 25.000
  • Prazo médio de retorno do investimento: 12 meses
  • Site: www.elefanteverde.com.br

 

Ligue Site

  • Tipo de negócio: Criação de sites e lojas virtuais
  • Data de fundação da empresa: 2002
  • Investimento inicial: De R$ 20.000 a R$ 35.000
  • Taxa de franquia: De R$ 20.000 a R$ 35.000
  • Royalties: 12%
  • Capital de giro: De R$ 3.000 a R$ 9.000
  • Taxa de publicidade: 3%
  • Faturamento médio mensal: R$ 15.000
  • Prazo médio de retorno do investimento: De 8 a 12 meses
  • Site: www.liguesite.com.br

 

Mago Web

  • Tipo de negócio: Consultoria em marketing digital
  • Data de fundação da empresa: 1998
  • Investimento inicial: R$ 30.000
  • Taxa de franquia: R$ 24.000
  • Royalties: A partir de 50% do salário mínimo mensais
  • Capital de giro: R$ 6.000
  • Taxa de publicidade: Isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 10.000
  • Prazo médio de retorno do investimento: Até 24 meses
  • Site: www.magoweb.com.br

Portal Núcleo – Tudo em um Clique

  • Tipo de negócio: Portal de bairros na web, publicidade de serviços, venda de anúncios
  • Data de fundação da empresa: 2008
  • Investimento inicial: De R$ 28 mil a R$ 36 mil
  • Taxa de franquia: R$ 10 mil
  • Royalties: 5% do faturamento bruto
  • Capital de giro: R$ 12.000
  • Taxa de publicidade: 1% do faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal: R$ 10.000
  • Prazo médio de retorno do investimento: De 8 a 27 meses
  • Site: www.portalnucleo.com.br

 

Outros artigos que você também pode gostar:

Franquia Subway

Como funcionam as Franquias Home based

Passo a passo da abertura de uma Franquia

Franquia Tutores – Melhor Microfranquia 2013

10 Microfranquias para investir com até R$10 mil

 

Franquias Virtuais – O que é uma Franquia Virtual, Melhores Franquias Virtuais
5 (100%) 2 votos

Conheça outras franquias: