Franquias com o sistema home based, como o próprio nome diz, são franquias baseadas na atuação profissional a partir da casa do franqueado e não em algum local comercial ou loja. É um modelo que já é muito utilizado nos Estados Unidos e vem ganhando força no mercado brasileiro.

O modelo home-based é vantajoso em termos de custos operacionais, deixando de lado os custos com local físico e funcionários, mas não deixa de exigir que o franqueado tenha um perfil empreendedor e exige comprometimento em dobro pois você não terá um espaço onde as pessoas possam te enxergar como uma loja ou um comércio de rua. Além disso é necessário que o franqueado seja comprometido com a marca, com a franqueadora e com as regras por ela definidas.

Neste modelo de franquia existem as empresas que dispensam a contratação de funcionários, outras que permitem que você trabalhe sozinho até que complete um ano de negócio para que então tenha que contratar algum funcionário. O lado negativo é o fato de que para muitas pessoas, trabalhar exige aquela rotina de estar fora de casa e, no começo, esta franquia tem uma rotina muito solitária, até o negócio começar a engrenar. Este tipo de franquia só dará certo se dirigida com organização e muito profissionalismo. 

 


O mercado atualmente possui várias franquias para investimento e operação no Brasil com conceito de home based e os principais nichos envolvem: contabilidade; serviços para crianças; fotografia; serviços para cuidado de animais de estimação ou de idosos; manutenção de computadores e desenvolvimento de sites, entre outros.

A grande vantagem para o franqueado é a transferência de know-how das redes de franquias que que o apoiam na busca e atingimento das metas definidas, o que gera em partes segurança para o negócio, ainda mais se a empresa for bem estruturada e oferecer consultoria e treinamentos aos seus franqueados.

Um bom conselho para quem deseja entrar no negócio é conversar com outros franqueados que já fazem o negócio, analisar muito bem o contrato também é um fator importante, conhecer as taxas de franquia, taxas de publicidade, royalts, entre outros. 

Outros artigos que você também pode gostar:

Franquia Subway

Franquias Virtuais

Passo a passo da abertura de uma Franquia

Franquia Tutores – Melhor Microfranquia 2013

10 Microfranquias para investir com até R$10 mil

Como funcionam as Franquias Home based
5 (100%) 1 votos

Conheça outras franquias: