Quando pensamos em abrir uma franquia logo vem à cabeça um sistema facilitado para ter o próprio negócio, pois as regras e os processos são pré-estabelecidos pela marca e aplicados após testes de mercado. Entretanto, existem fatores que podem influenciar no sucesso de uma franquia que devem ser cuidadosamente analisados para que o franqueado possa eliminar o problema.

Abaixo estão listadas as 8 armadilhas mais comuns:

1 – Falta de Identidade com o Negócio

Ao abrir uma franquia é necessário escolher cuidadosamente o tipo de negócio que agradará ao franqueado; ou seja, não visar apenas o que parece mais lucrativo ou é ilusoriamente mais fácil de se lidar. Quanto maior a identidade do franqueado com o negócio da franquia, maior a chance de prosperar.

2 – Ponto Incorreto

Um dos erros mais graves está em não se atentar às recomendações dos especialistas que dizem que o gasto ideal com as despesas do ponto comercial deve ficar entre 9% a 12% do custo total da franquia. Muitos preferem gastar um valor acima do recomendado por se tratar de um ponto “nobre”; outros, por sua vez, preferem economizar com o local. Porém, ambos cometem um erro, pois podem ser sufocados pelo alto aluguel ou sofrer com a falta de movimento, respectivamente. Exija de seu franqueador apoio sólido na escolha de seu ponto comercial.

3 – Equipe Despreparada

O consumidor deseja ser bem atendido em qualquer ocasião. Portanto, ter uma equipe formada por bons profissionais, preparados e eficientes torna-se uma obrigação. Uma opção válida é solicitar ao franqueador que, ao menos a primeira equipe de sua franquia, seja treinada por eles.

4 – Reservas em Baixa

É muito importante manter as reservas em um bom nível. O franqueado não deve iludir-se ao pensar que o dinheiro para pagar a taxa de franquia e uma pequena quantia para “emergências” será o suficiente. É preciso atentar-se ao capital de giro, uma vez que o prazo para retorno na maioria das franquias é de vários meses.

5 – Pressa na Assinatura do Contrato

Um grande número de empreendedores acaba sendo influenciado pela ansiedade no momento de assinar um contrato e acaba postergando fatores como cláusulas, análises, etc. Jamais haja por impulso e procure cumprir com calma todas as etapas de planejamento para abertura de sua franquia.

6 – Desrespeito à Regras

O sistema de franquias é formado através de processos que são homologados e aprovados no mercado. Portanto, se deseja abrir suas franquias, você deverá cumprir as regras estipuladas, pois são elas que garantiram até o momento o sucesso das franquias.

7 – Ilusão do Lucro Fácil

Existem empreendedores que decidem investir em franquias com a ilusão de que terá lucro facilmente. Entretanto, não existe nenhum tipo de negócio que funcionará sozinho ou que seja totalmente livre de riscos. Portanto, em qualquer que seja o nicho de sua franquia, o empreendedor terá com certeza muito trabalho.

8 – Má Gestão do Caixa

Em hipótese alguma os gastos da franquia devem ser misturados com os gastos pessoais. Cometer esse erro pode ser um fator gravíssimo, uma vez que pode levar ao empreendedor ter grandes problemas nos pagamentos de tributos, fornecedores, etc.

Muitos empreendedores cometeram e ainda cometem os erros apresentados nesse artigo.
Portanto, esteja atento para evitar essas armadilhas.

Aproveite sua estadia no site para ler também os seguintes posts:

Franquia Cacau Show
Franquia Vivenda do Camarão
Franquia Subway

Bons investimentos!

8 erros para evitar ao abrir sua Franquia
4 (80%) 1 votos

Conheça outras franquias: